Jogo de perguntas bíblicas - Batalha Naval
Objetivo: Tornar o jogo de perguntas bíblicas na EBD , Gincana Bíblica ou Retiro mais dinâmico e divertido.
Material Necessário: Lousa e giz ou papel A3 e pincel.
Participantes/Idade: Vários, qualquer idade.
Desenvolvimento:
Primeiramente você precisa montar grupos com as pessoas, geralmente funciona bem com dois grupos, porém é possível fazer com três grupos. Escolha os lideres e deixe que eles formem seus grupos.
Depois é necessário definir as perguntas sobre a lição da escola bíblica ou tema do retiro, para isso você fazer de duas formas:
1 – Você pode levar as perguntas prontas.
2 – Você pode pedir para os grupos que façam as perguntas.
Enquanto eles fazem as perguntas você deve montar o jogo na lousa ou no A3.
Caso você leve as perguntas prontas, leve também o jogo pronto.
Para ambos os casos você deve deixar as respostas junto com as perguntas, ou seja, peça para eles colocarem a resposta de cada pergunta.
É necessário montar o jogo como se fosse um jogo de batalha naval, veja abaixo, com colunas alfabéticas e com linhas numéricas.
Tabela do Jogo
Logo abaixo ou do lado, você deve montar as tabelas de controle e pontuação do jogo.
Tabela de Controle
A tabela de controle serve para marcar os itens que já apareceram durante o jogo.
Tabela de Pontuação
Na tabela de pontuação você deve marcar os acerto.
Esquema de Montagem
Após montado o esquema acima, você deve montar o seu quadro de batalha naval e colocar nele as perguntas, os peixes e as redes. Coloque bem espalhado ou da maneira que você achar melhor. Não deixe ninguém ver o seu quadro, ele é o seu gabarito, durante o jogo você deve usá-lo e dizer o que o grupo acertou.
Exemplo:
Você deve numerar as perguntas caso ainda não tenha feito. Deixe-as em cima de uma superfície (mesa ou balcão).
Explicação do jogo
Agora é a hora de explicar a brincadeira, você deve dizer que as perguntas estão no quadro, e que vocês vão jogar como se fosse uma batalha naval, ou seja, um grupo por vez diz um número e uma letra e você diz o que eles encontraram.
Continue explicando o que eles podem achar no quadro:
Caso eles encontrem uma Pergunta: Você deve ler a pergunta e espera a resposta, determine um tempo para a resposta e aceite apenas uma resposta (sem ficar chutando).
Não se preocupe se encontrarem uma pergunta que eles mesmos fizeram.
Diga que o grupo que responder metade do total de perguntas corretas irá ganhar, no caso do nosso exemplo, eles precisam de 4 perguntas respondidas corretamente.
Caso eles encontrem um Peixe: Você irá marcando no quadro de controle e quem achar 3 peixes vai ganhar o jogo, independente de quantas perguntas o grupo tenha encontrado.
Caso eles encontrem um Rede: Você irá dar mais uma chance para eles pescarem, ou seja, deixe jogarem novamente.
Caso eles não encontrem nada (água): Você irá fazer um X no quadro. Caso você esteja em um retiro e perto de uma piscina, você pode deixar do lado de cada grupo um balde com água e cada vez que isso ocorrer o grupo rival joga água no outro (só pra descontrai...).
A cada rodada você deve marcar as tabelas de controle, pontuação e o quadro. No quadro, marque o que eles encontrarem.
Continue o jogo até que algum grupo encontre 3 peixes ou responda metade do total de perguntas corretas. Caso nenhuma das condições seja atendida e o jogo chegue ao fim, use o critério de desempate, ou seja, quem respondeu mais perguntas corretas somando a quantidade de peixe encontrado é o vencedor.
Exemplo de critério de desempate:
Grupo 1: 2 perguntas certas e 1 peixe. (Vencedor)
Grupo 2: 1 perguntas certas e 2 peixes.
Objetivo: Tornar o jogo de perguntas bíblicas na EBD , Gincana Bíblica ou Retiro mais dinâmico e divertido.
Material Necessário: Lousa e giz ou papel A3 e pincel.
Participantes/Idade: Vários, qualquer idade.
Desenvolvimento:
Primeiramente você precisa montar grupos com as pessoas, geralmente funciona bem com dois grupos, porém é possível fazer com três grupos. Escolha os lideres e deixe que eles formem seus grupos.
Depois é necessário definir as perguntas sobre a lição da escola bíblica ou tema do retiro, para isso você fazer de duas formas:
1 – Você pode levar as perguntas prontas.
2 – Você pode pedir para os grupos que façam as perguntas.
Enquanto eles fazem as perguntas você deve montar o jogo na lousa ou no A3.
Caso você leve as perguntas prontas, leve também o jogo pronto.
Para ambos os casos você deve deixar as respostas junto com as perguntas, ou seja, peça para eles colocarem a resposta de cada pergunta.
É necessário montar o jogo como se fosse um jogo de batalha naval, veja abaixo, com colunas alfabéticas e com linhas numéricas.
Tabela do Jogo
Logo abaixo ou do lado, você deve montar as tabelas de controle e pontuação do jogo.
Tabela de Controle
A tabela de controle serve para marcar os itens que já apareceram durante o jogo.
Tabela de Pontuação
Na tabela de pontuação você deve marcar os acerto.
Esquema de Montagem
Após montado o esquema acima, você deve montar o seu quadro de batalha naval e colocar nele as perguntas, os peixes e as redes. Coloque bem espalhado ou da maneira que você achar melhor. Não deixe ninguém ver o seu quadro, ele é o seu gabarito, durante o jogo você deve usá-lo e dizer o que o grupo acertou.
Exemplo:
Você deve numerar as perguntas caso ainda não tenha feito. Deixe-as em cima de uma superfície (mesa ou balcão).
Explicação do jogo
Agora é a hora de explicar a brincadeira, você deve dizer que as perguntas estão no quadro, e que vocês vão jogar como se fosse uma batalha naval, ou seja, um grupo por vez diz um número e uma letra e você diz o que eles encontraram.
Continue explicando o que eles podem achar no quadro:
Caso eles encontrem uma Pergunta: Você deve ler a pergunta e espera a resposta, determine um tempo para a resposta e aceite apenas uma resposta (sem ficar chutando).
Não se preocupe se encontrarem uma pergunta que eles mesmos fizeram.
Diga que o grupo que responder metade do total de perguntas corretas irá ganhar, no caso do nosso exemplo, eles precisam de 4 perguntas respondidas corretamente.
Caso eles encontrem um Peixe: Você irá marcando no quadro de controle e quem achar 3 peixes vai ganhar o jogo, independente de quantas perguntas o grupo tenha encontrado.
Caso eles encontrem um Rede: Você irá dar mais uma chance para eles pescarem, ou seja, deixe jogarem novamente.
Caso eles não encontrem nada (água): Você irá fazer um X no quadro. Caso você esteja em um retiro e perto de uma piscina, você pode deixar do lado de cada grupo um balde com água e cada vez que isso ocorrer o grupo rival joga água no outro (só pra descontrai...).
A cada rodada você deve marcar as tabelas de controle, pontuação e o quadro. No quadro, marque o que eles encontrarem.
Continue o jogo até que algum grupo encontre 3 peixes ou responda metade do total de perguntas corretas. Caso nenhuma das condições seja atendida e o jogo chegue ao fim, use o critério de desempate, ou seja, quem respondeu mais perguntas corretas somando a quantidade de peixe encontrado é o vencedor.
Exemplo de critério de desempate:
Grupo 1: 2 perguntas certas e 1 peixe. (Vencedor)
Grupo 2: 1 perguntas certas e 2 peixes.
Autor: Daniel Negrisoli Batista
Blog: Blog Raiz de Davi
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