Jogo das mãos

Palma das mãos
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Jogo das mãos
Objetivo: Desenvolver o raciocínio.
Material Necessário: Nenhum.
Participantes/Idade: Vários, qualquer idade.
Desenvolvimento:
Esse jogo tem a intenção de divertir e passar o tempo. Você pode realizar no Retiro ou no Ministério de Jovens.

Deve-se fazer uma roda com as pessoas participantes, essas devem sentar-se ao redor de uma mesa (de preferencia quadrada e pequena ou redonda) ou no chão.

Todos devem dispor os braços desta maneira e manter a palma das mãos no chão ou na superfície da mesa.
Devem-se cruzar os braços com a pessoa que está à direita e com a pessoa que está a esquerda.
O braço da sua direita deve ficar em cima do braço esquerdo da pessoa da sua direita.
O braço da sua esquerda deve ficar em baixo do braço direito da pessoa da sua esquerda.

Depois de formado o entrelaçamento e hora de aprender os comandos.
Deve-se bater a palma da mão na mesa ou chão uma ou duas vezes para passar a vez para a pessoa.

Se você bater a palma da mão uma vez, a batida de mão deve continuar na sequencia anti-horária da roda, ou seja, a pessoa da sua direita deve continuar com algum dos dois comandos utilizando a mão esquerda.
Caso você bata a palma duas vezes, deve-se inverter a sequencia para o outro sentido, ou seja, a pessoa da sua esquerda deve continuar com algum dos dois comandos utilizando a mão direita.

Parece complicado, mas não é. Depois de montada a roda e os braços entrelaçados, fica fácil entender à lógica dos dois comandos (bater palma da mão uma ou duas vezes)

Você deve definir o que deve acontecer caso a pessoa erre a sequencia, bata a mão errada ou deixe de bater:
- Elas podem ir saindo até que reste apenas duas.
- Ela pode permanecer no jogo, porém deve pagar uma prenda (Ex. Falar com versículo bíblico)

Exemplo com 4 pessoas
Posição dos braços


1ª Rodada: Uma batida segue no sentido anti-horário.


2ª Rodada: Uma batida segue no sentido anti-horário.

3ª Rodada: Duas batidas inverte-se o sentido, ou seja, segue no sentido horário.

4ª Rodada: Uma batida segue no sentido horário.

5ª Rodada: Uma batida segue no sentido horário.

6ª Rodada: Uma batida segue no sentido horário.

7ª Rodada: Uma batida segue no sentido horário.

8ª Rodada: Duas batidas inverte-se o sentido, ou seja, segue no sentido anti-horário.

9ª Rodada: Uma batida segue no sentido horário.



E assim por diante até se cansar...



Termos de cópia: Mantenha os créditos.
Termo de utilização: Comente como foi ou o que achou.

1 Comentários

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  1. Precisei de idéias atuais para utilizar num retiro com jovens, adultos e adolescentes de minha igreja. Não é que encontrei-as aqui. Espero que o grupo possa gostar. Parabéns pela criatividade!

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